O que é?
São manchas acastanhadas na pele da face, mas que também podem ocorrer nas áreas dos braços, pescoço e colo. Afeta principalmente as mulheres, podendo ser vista também em homens.
O que causa?
Está frequentemente relacionada ao uso de anticoncepcionais, à gravidez e, principalmente, à exposição solar.
A exposição à luz ultravioleta e à luz visível, fatores hormonais, exposição aos raios solares e também a genética influenciam no surgimento desta condição
Tratamento
O ponto de partida para um tratamento eficaz é a fotoproteção com filtro de alto FPS que proteja contra radiações UVA e UVB. São também utilizados medicamentos tópicos à base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico e ácido azeláico, que começam a apresentar seus resultados a partir de 2 meses de uso. Além disso, pode-se lançar mão de estratégias como peelings, lasers e luz intensa pulsada, estes 2 últimos com devido cuidado, a fim de se evitar a hiperpigmentação.
Fotoproteção, a principal prevenção
A proteção contra os raios UVA e UVA deve ser realizada diariamente, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso. Recomenda-se a reaplicação do protetor solar de alto FPS a cada três horas, além do uso de filtros físicos, chapéus, óculos escuros e roupas.
© 2022 Luana Almeida – Luana Marcelino Almeida (CRM-SP 189456)