Saúde capilar e autoestima

Alopecia androgenética

Aqui você vai encontrar respostas para os principais questionamentos sobre a alopecia e entender como lidar com a condição que afeta grande parte dos homens e mulheres em todo o mundo.

Entenda o que é

A condição pode começar a se desenvolver desde a adolescência, quando surge o estímulo hormonal e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios venham cada vez mais finos. Por volta dos 40 anos o quadro passa a ser mais aparente e então notado pela maioria das pessoas que apresentam a doença.

Principais sintomas

A queixa mais mencionada é o afinamento dos fios. Os cabelos vão se tornando mais raros e o couro cabeludo mais evidente. Nas mulheres Afeta principalmente a região central. Associações podem ser feitas com irregularidade no ciclo menstrual, acne, obesidade e aumento de pelos no corpo, o que, geralmente, são sintomas discretos. Nos homens As regiões mais acometidas e notadas são a parte coronal e a região fronto-temporal (“entradas”).

O que encontrar nos exames

O termo “andro” se refere ao hormônio masculino, mas na maioria das vezes os níveis hormonais se mostram normais nos exames de sangue.

Tratamento

Estimulação do crescimento dos fios, recuperação das perdas e estagnar o processo de queda. São utilizados bloqueadores hormonais, anticoncepcionais, espironolactona, ciproterona, minoxidil, finasterida e fatores de crescimento. São algumas opções também:

1. Microagulhamento com drug delivery

2.Intradermoterapia (aplicação injetável local de princípios ativos e medicamentos)

3. princípios ativos manipulados orais e tópicos para uso domiciliar Casos mais avançados se beneficiarão de transplante, quando não há mais resposta terapêutica clínica satisfatória.

Prevenção

Apesar de ser uma doença genética, algumas condições pioram o quadro, como a menopausa e a suplementação com hormônio masculino. O tratamento adequado desde o princípio sempre será um aliado.

Endereço

R. Domingos de Morais, 2781 – 14 Andar – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04035-001 (próximo ao metrô Santa Cruz)

Contato

Whatsapp: (11) 950268800

© 2022 Luana Almeida – Luana Marcelino Almeida (CRM-SP 189456)

× WhatsApp (11) 95026-8800